Educação Digital Humanizada (EduDighu) - introdução

Educação Digital Humanizada (EduDighu) - introdução

por Fabio Barros -
Número de respostas: 0

Com as novas tecnologias de comunicação e informação novos desafios vêm sendo lançados no campo da educação, seja educação escolar nas salas de aula físicas ou virtuais, online.  

No entanto, do ponto de vista prático, nota-se ainda uma tentativa de simples transferência do pior da sala de aula física para o ensino online: ênfase na reprodução de conteúdos fragmentados, com privilégio da memorização de curto prazo em detrimento de outras habilidades cognitivas (aplicação, análise, resolução de problemas, avaliação e criação).

Como destaca o professor José Moran (2008), com a incorporação tecnológica por escolas e universidades, temos visto a multiplicação de um modelo centrado no professor, na transmissão da informação, do conteúdo, e na avaliação dos conteúdos memorizados. Seria preciso investir em um modelo de educação com incorporação tecnológica com foco na aprendizagem, na pesquisa, no aluno e na colaboração entre pares. 

A educação, historicamente, pode ser tanto instrumento de alienação, de desumanização, quanto de humanização, do “Ser mais”, como desafia-nos a pensar Paulo Freire.

Uma das possibilidades de uso da Educação Digital é a ampliação em larga escala do processo educativo. Tal complexidade contemporânea da utilização das novas tecnologias, em especial a internet e as plataformas educacionais online trazem reflexões sobre que tipo de educação desejamos e a que interesses atendem. Afinal, que educação queremos?


O que é Educação Digital?

A Educação Digital tem múltiplos significados, mas de forma básica, consiste na utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, ferramentas, equipamentos e tecnologias digitais, especialmente as baseadas na internet, com o objetivo de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, tanto na educação formal quanto na educação informal. Dessa forma, pode ser aplicada no ensino em salas de aula físicas, online ou híbridas. 

A Educação Digital tem o potencial de promover mudanças significativas nos processos de ensino-aprendizagem, criando aprendizagem em rede, colaboração e interação entre atores humanos e atores não humanos (robôs, inteligência artificial, bots), de forma a organizar novos tempos e espaços de aprendizagem e inteligência coletiva, de formas impensáveis na era pré-digital (analógica).

Desenvolver competências pedagógicas no campo da Educação Digital permite aos professores criar oportunidades de aprendizagem inovadoras para seus alunos, com base em uma Educação Digital que vá além da simples incorporação tecnológica, mas que seja uma Educação Digital Humanizada, voltada para a transformação social, a colaboração e o desenvolvimento de competências e valores humanos.


Educação Digital Humanizada

Educação Digital Humanizada não é apenas a incorporação de uma nova tecnologia na escola, mas significa um novo paradigma de ensino-aprendizagem com novas possibilidades de interação e produção de conhecimento antes impossíveis de serem realizadas. A Educação Digital Humanizada altera a lógica anterior do tempo e do espaço de aprendizagem, redefinindo conceitos, inclusive o da própria presença no mundo. 

Hoje, não se deveria mais falar de ensino presencial ou de ensino a distância. O que ocorre hoje é o ensino com diferentes níveis de hibridismo, de metodologias mais ativas ou passivas, maior ou menor incorporação tecnológica e conectividade, maior ou menor liberdade e abertura. O próprio conceito de presença ou distância mudou. 

A base pedagógica da Educação Digital Humanizada está nas teorias conectivistas da aprendizagem, na pedagogia da virtualidade e nas propostas emancipadoras, problematizadoras e humanistas de Paulo Freire. Encontra eco em diversos conceitos e autores da atualidade, dentre eles o processo de digitalização e ecologia digital em Massimo de Felice, as propostas de educação híbrida e online de José Moran e as concepções de cibercultura e redes de Manuel Castells.

A Educação Digital Humanizada é uma expressão criada para qualificar a Educação Digital, no sentido de garantir uma educação que não seja simplesmente para massificar, otimizar ou escalar a oferta de educação, mas que seja para ampliar e qualificar o acesso à educação, criar comunidades e redes de aprendizagem digitais, onde os valores humanos, o pensamento crítico, o diálogo, a colaboração, autonomia e as metodologias ativas sejam elementos essenciais.  

"A Educação Digital Humanizada é aqui definida como o processo educativo que se utiliza de meios digitais interativos, em especial a internet, norteado por princípios humanistas, que privilegia a utilização de metodologias ativas centradas na aprendizagem do aluno e em suas relações com os demais, sua comunidade, meio ambiente e social. Este processo educativo, utilizado no ensino presencial, híbrido ou online, é aplicado em sistemas de ensino, matrizes curriculares, cursos, aulas ou mesmo na educação informal, subordina os conteúdos e objetivos de aprendizagem das diferentes ciências e saberes à problematização da realidade, em uma visão holística, com ênfase na criatividade, na ética do cuidado, no pensamento crítico, na colaboração, na autonomia, no diálogo, na resolução de problemas e na transformação social." (Monteiro de Barros, 2018)