Em primeiro lugar é de recordar que a Terra se movimenta em torno do Sol segundo uma órbita elíptica. Este movimento designa-se movimento de translação e tem a duração de cerca de 365 dias e 6h (o que justifica o dia 29 de Fevereiro de 4 em 4 anos).
Por sua vez, a Lua - satélite natural da Terra - gira em torno do nosso planeta, movimento este que tem a duração aproximada de 29 dias.
O Sol ilumina a Terra e a Lua, e em consequência a Terra e a Lua projectam sombras no espaço.
Quando a Lua passa entre o Sol e a Terra (ponto A) estamos na fase de lua nova. Cerca de 15 dias depois, a Terra coloca-se entre o Sol e a Lua, entrando-se na fase de lua cheia (ponto C).
Nota: A linha exterior das fases da lua representa o que observamos da Terra, enquanto a linha interior representa a iluminação provocada pelo sol, se observamos de cima.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Os eclipses:
Os eclipses são fenómenos celestes que, ao longo da história, provocaram sentimentos de angústia, temor e admiração.
Tal como o João referiu existem eclipses solares e eclipses lunares.
O eclipse solar é a quando a Lua se coloca exactamente entre a Terra e o Sol, e um eclipse lunar é quando a Terra se coloca exactamente entre a Lua e o Sol.
Mas porque é que não se dá um eclipse solar sempre que estamos em lua nova, e eclipse lunar sempre que estamos em lua cheia?
Os eclipses acontecem devido a um alinhamento específico do conjunto Sol-Terra-Lua.
O movimento da Terra em torno do Sol e o movimento da Lua em torno da Terra não se desenvolvem exactamente no mesmo plano. O plano de órbita da Lua tem uma inclinação de 5º em relação ao plano de órbita da Terra.
Existem apenas dois pontos onde as órbitas se interceptam os nodos, que é onde se reúnem as condições de alinhamento entre os três corpos, capazes de originar eclipses.
Os eclipses ocorrem então esporadicamente, sendo que os solares se dão durante a fase de lua Nova, e os lunares, durante a lua Cheia.
![]() |
![]() |
Eclipse lunar |
Eclispe solar |
Espero que tenha esclarecido a tua dúvida!
Obrigada por participares neste fórum.
Ana Fraga
Fontes consultadas:
http://www.portaldoastronomo.org/
http://www.planetario.ufrgs.br/eclipselunar.html
imagens e animações:
http://www.uccs.edu/~tchriste/courses/PES105/105lectures/105lecmotions.html
http://www.portaldoastronomo.org/