Boa tarde!
As recomendações a curto-prazo do relatório de avaliação do projecto MINERVA de 1994 foram agrupadas em 5 classificações (Ministério da Educação, 1994):
- Desenvolvimento de políticas: a reforma educativa e o papel das TIC;
- Formação e valorização profissional;
- Fornecimento dos recursos necessários;
- O papel das Universidades;
- Estratégias de implementação.
A primeira classificação refere que é necessário desenvolver e manter uma política compreensiva, tendo em atenção a aplicação das tecnologias para solucionar os problemas do ensino. É necessário também que seja garantido um apoio activo contínuo com o intuito de desenvolver as tecnologias de informação educativa; que seja promovido o trabalho inter-disciplinar e disciplinar através das novas tecnologias da informação; que a carga horária seja estruturada e as instalações escolares sejam organizadas de forma a apoiar a utilização das tecnologias de informação.
A segunda classificação defende que as tecnologias de informação devem ser integradas na valorização profissional, bem como, utilizar a investigação sobre o impacto das TIC na educação de modo a adaptar a valorização profissional.
A terceira classificação afirma que é necessário desenvolver um vasto e extensivo conjunto de estratégias de financiamento nacional que incentivem a utilização das TIC; apoiar o desenvolvimento e a distribuição dos recursos desenvolvidos pelos professores; apoiar a avaliação, a distribuição e o desenvolvimento de software educacional; desenvolver uma estratégia eficaz para os custos de aquisição de equipamento, bem como, desenvolver estruturas e centros de coordenação eficientes para coordenar recursos.
A quarta classificação diz que é preciso promover o envolvimento constante na utilização educacional das tecnologias da informação por parte das universidades, assim como, promover a investigação decorrida até 1994 e a futura.
A quinta classificação refere que se deve promover o papel da tecnologia a nível dos planos de crescimento da escola; desenvolver modelos eficazes de apoio às TICcentrados na escola; promover a utilização efectiva das redes electrónicas e serviços relacionados; promover a colaboração educacional; promover parcerias entre escolas e instituições da comunidade local, empresas e indústria, bem como, desenvolver relações de trabalho estreitas com a indústria da tecnologia da informação.
Continuação de bom trabalho!
Ângela Santos
Referência Bibliográfica:
Ministério da Educação. (1994). Relatório dos Avaliadores do Projecto MINERVA . Departamento de Programação e Gestão Financeira. Lisboa.