A Open University é também responsável por um projecto muito interessante de identificação, classificação e registo de caracóis Cepeae.
O Projecto chama-se Evolution MegaLab e tem estado igualmente a decorrer em Portugal. Como podem ver pelo mapa com os dados colocados on-line, Portugal tem já uma respeitável participação, ainda por mais sendo o primeiro ano que participa no Projecto.
A ideia geral é identificar e registar este tipo de caracóis, partilhar a informação via página web, para termos o mapeamento da sua distribuição. Comparando estes dados actuais com dados registados anteriores (temos de 30 anos atrás), poderemos (ou não?!) averiguar sobre a evolução desta população.
Neste momento estamos a compilar os dados e em breve os investigadores responsáveis, da Open University, irão divulgar os resultados.
Trata-se de facto de um projecto muito interessante, nomeadamente porque "trouxe" as pessoas mais perto da Ciência (participaram activamente e directamente na recolha de dados), para além de se ter constituído uma plataforma de comunicação e registo de dados internacional, simples de utilizar, recorrendo às tecnologias de informação e Comunicação.
O projecto irá retomar "quando o tempo o deixar" (esta temperatura não é a ideal), pelo que sugiro a todos os que ficarem interessados a visitar http://www.darwin2009.pt/naturalista/megalab/