Darwin Life - Open University

Darwin Life - Open University

by Hugo Domingos -
Number of replies: 1


Na semana em que se celebra os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos da publicação da sua obra "A origem das espécies", muitos foram os eventos organizados e notícias publicadas sobre esta data marcante na história da Ciência.

O Cn2=e quer juntar-se nas celebrações (embora discretamente) com a divulgação de conteúdos interessantes para professores e alunos.

Um dos sites mais interessantes sobre Darwin, foi desenvolvido pela Open University, do Reino Unido.

Darwin


Através do site poderá descobrir a vida de Darwin, os seus estudos e o impacto da sua obra, desde a época de sua publicação até aos dias de hoje, acompanhados por vídeos e outros recursos.

Mas a actividade que mais se destaca é a "Devolve me" que, através do upload de uma foto, permite ver o nosso aspecto se tivéssemos nascido à 3 Milhões de anos. Curioso? Observe o seguinte vídeo:


Uma actividade interessante de se realizar com alunos, pois permite explorar a Evolução dos hominídeos e promover a reflexão sobre a Evolução.

Se conhece outros sites ou recursos interessantes sobre Darwin e a "Evolução das espécies", partilhe através deste Fórum.

Por fim, Parabéns Darwin...aprovador

In reply to Hugo Domingos

Re: Darwin Life - Open University

by Cristina Oliveira -
A Open University é também responsável por um projecto muito interessante de identificação, classificação e registo de caracóis Cepeae.

O Projecto chama-se Evolution MegaLab e tem estado igualmente a decorrer em Portugal. Como podem ver pelo mapa com os dados colocados on-line, Portugal tem já uma respeitável participação, ainda por mais sendo o primeiro ano que participa no Projecto.

A ideia geral é identificar e registar este tipo de caracóis, partilhar a informação via página web, para termos o mapeamento da sua distribuição. Comparando estes dados actuais com dados registados anteriores (temos de 30 anos atrás), poderemos (ou não?!) averiguar sobre a evolução desta população.

Neste momento estamos a compilar os dados e em breve os investigadores responsáveis, da Open University, irão divulgar os resultados.

Trata-se de facto de um projecto muito interessante, nomeadamente porque "trouxe" as pessoas mais perto da Ciência (participaram activamente e directamente na recolha de dados), para além de se ter constituído uma plataforma de comunicação e registo de dados internacional, simples de utilizar, recorrendo às tecnologias de informação e Comunicação.

O projecto irá retomar "quando o tempo o deixar" (esta temperatura não é a ideal), pelo que sugiro a todos os que ficarem interessados a visitar http://www.darwin2009.pt/naturalista/megalab/