Ser professor em Inglaterra

Vias possíveis »

RTP

O Registered Teacher Programme (RTP) é uma forma de obter o estatuto de professor para quem tem pelo menos dois anos de um curso de ensino superior. Após obteres um trabalho numa escola como professor(a) não qualificado(a), podes seguir um plano individual de formação na escola para obtenção de QTS, ao mesmo tempo que concluis o teu curso superior. Com o QTS, é depois possível obter emprego como professor em qualquer escola.

Alguns pontos chave sobre o RTP (do site TDA, retirado em 20/3/08):

  • Os formandos têm de ter pelo menos 2 anos num curso de ensino superior concluídos e GCSE (equivalente ao nível secundário) nível C ou superior em matemática e inglês. Para o nível primário e KS 2 e 3, os candidatos também precisam de GCSE nível C ou superior em Ciências.
  • Os formandos têm de estar empregados como professores não qualificados em escolas.
  • A escola paga um salário adequado a um professor não qualificado ou qualificado. A TDA paga uma bolsa de até £9,100 para custear a formação ao longo dos dois anos. Algumas das vagas têm condições especiais
  • O programa demora normalmente dois anos. Os formandos com experiência de ensino podem eventualmente concluir o programa em menos tempo, num mínimo de um ano.
  • No caso de não pertenceres à European Economic Area, tens de cumprir os requisitos do Home Office para um work permit

O RTP pode ser adequado a pessoas com mais idade que não concluiram o ensino superior e que pretendem ser professores. Esta via é oferecida por employment based initial teacher training providers (EBITTs) em Inglaterra. Os EBITTs são geralmente parcerias entre initial teacher training (ITT) providers, escolas e LEAs.

Os concursos devem ser feitos directamente nos EBITT locais. Find your nearest EBITT provider

Para mais informações, consulta a Info. Sheet da TDA, as respectivas FAQ ou ainda o Handbook completo.