Ser professor em Inglaterra
Sistema educativo »
Exames e avaliação
Exames
A idade mais comum para os alunos serem transferidos das state primary para as state secondary schools no Reino Unido é aos onze anos. Nenhum tipo de exame tem de ser feito para este processo de transferência. A entrada nas independent state schools é feita através de um Common Entrance Examination, feito aos onze, doze ou treze.
O site do British Council Education UK descreve as principais categorias de cursos e qualificações no Reino Unido, como são estruturados e o que se espera dos estudantes durante o seu período de estudos:
- GCSEs, A levels and other equivalents GCSEs
- Career based qualifications
- English language courses
Avaliação
Inglaterra e País de Gales
A introdução do Currículo Nacional permitiu a implementação em Inglaterra e no País de Gales de Standard Assessment Tasks (SATs), que significa que os alunos são avaliados em várias fases ao longo da sua escolaridade obrigatória. Os SATs são utilizados como uma forma de testar os resultados nacionais a nível externo, em complemento das próprias avaliações internas dos professores e das escolas em matéria de testes e exames.
No final dos três primeiros Key Stages, quando os alunos têm, em geral idades entre os sete, onze e catorze respectivamente existem avaliação em línguas, matemática e ciência através de testes/tarefas e avaliações de professor a nível nacional.
- A disciplina de Ciência (Science) é avaliada através da avaliação pelo professor apenas no Key Stage 1 (No País de Gales, os SATs foram abolidos no Key Stage 1. O galês é testado como primeira língua no Key Stage 2 enquanto que o inglês não é obrigatório no Key Stage 1 em turmas ou escolas de língua galesa).
- Os resultados são publicados para cada criança, cada escola, assim como as médias nacionais para efeitos comparativos.
- No final do Key Stage 4 (dezasseis anos), os exames General Certificate of Secondary Education (GCSE) são os principais meios de avaliação.
- Foi introduzido recentemente um General Certificate of Education (GCE) Advanced (A) level completamente revisto. Ainda obtido após um período de estudos de mais dois anos (entre os 17 e os 19 anos), o novo A level é baseado inteiramente numa lógica modular, na qual os candidatos podem completar módulos à medida que progridem nos cursos em vez fazerem apenas um exame final.
- Todos os alunos fazem o Advanced Subsidiary (AS) e depois, quando apropriado, procedem para o mais difícil A2 para completar o A level.
- A nova AS qualification representa a primeira metade do A level completo e foi concebido para encorajar a inscrição em mais disciplinas no primeiro ano do post-16 study.
- O segundo ano A level completo é chamado A2. Os módulos A2 não constituem uma qualificação por si só. O trabalho de curso pode contribuir para o resultado. Existe um limite de trabalho, com um máximo de 30% na maior parte dos indivíduos para os A levels. Tal como o antigo A level, são classificados na escala A-E.
- Os New Advanced Extension Awards (AEAs) foram desenvolvidos para os melhores alunos, baseados em artigos revistos especiais (S levels), disponíveis para o primeiro exame de Verão 2002.
- As Vocationally oriented qualifications estão disponíveis sob a forma de National Vocational Qualifications (NVQs) , General National Vocational Qualifications (GNVQs) e Vocational A levels.
Escócia
- Os testes nacionais de Inglês (Leitura e Escrita) e Matemática visam complementar e confirmar as avaliação em curso dos professores quanto ao progresso dos alunos na escola primária e os dois primeiros anos de escola secundária. Os testes compreendem um grande banco de materiais com seis níveis de dificuldade (A - F) a partir do qual os professores podem solicitar unidades da sua escolha, em qualquer momento do o ano lectivo.
- Os alunos podem aceder a uma série de exames para o Scottish Certificate of Education com notas médias ou altas, e é comum fazerem-no até seis disciplinas; podem também escolher estudar para vocationally oriented qualifications, p.e. Scottish Vocational Qualifications.
Irlanda do Norte
- Existe avaliação nos Key Stages 1 and 2 em Inglês, Matemática e Irlandês (em escolas com Irlandês), e no Key Stage 3 em Inglês, Matemática e Ciências (aos catorze anos).
- Os alunos estudam para a mesma gama de exames como os seus homólogos de Inglaterra e do País de Gales.