Para adicionar utilizadores a partir de um ficheiro, no bloco de administração clique em Utilizadores e depois em Enviar ficheiro de utilizadores. No formulário apresentado terá de submeter um ficheiro txt com uma síntaxe especial de forma a o Moodle reconhecer os dados de utilizador. Assim:

  • Cada linha do ficheiro contem um registo
  • Cada registo é um conjunto de dados sobre um utilizador
  • O primeiro registo (primeira linha) é diferente de todos os outros, pois estabelece o tipo de dados de utilizador que virão nas linhas seguintes. Todas as linhas subsequentes devem cumprir a ordem dos campos nesta primeira linha!

    Campos exigidos: estes campos devem vir incluídos na primeira linha, e depois cumpridos nas linhas seguintes, referentes a cada utilizador individual

    username, password, firstname, lastname, email (não necessariamente nesta ordem)

    Outros campos: estes campos são opcionais. Se não forem colocados, serão herdados do administrador do site.

    institution, department, city, country, lang, auth, timezone

    Campos opcionais: estes campos são opcionais. Os shortnames referem-se aos das páginas onde pretende inscrever os utilizadores. Os nomes de grupos devem estar associados às páginas correspondentes, p.e. grupo1 para página1, etc.

    idnumber, icq, phone1, phone2, address, url, description, mailformat, maildisplay, htmleditor, autosubscribe, course1, course2, course3, course4, course5, group1, group2, group3, group4, group5, type1, type2, type3, type4, type5

  • As vírgulas nas linhas devem usar o padrão &#44 - o script transforma-as automaticamente em vírgulas.
  • Para campos boolean, use 0 para falso e 1 para verdadeiro.
  • Os tipos (type)s são usados para dizer ao Moodle se o utilizador é aluno ou professor se uma página correspondente existir. (p.e type2 corresponde a course2). 1 = Aluno, 2 = Professor editor, e 3 = Professor não editor. type) for deixado em branco o utilizador será considerado aluno.
  • Para páginas, use o short name da página
  • Nota: Se um utilizador estiver já registado no Moodle, o script irá pesquisar o id deste na base de dados e irá inscrevê-lo como aluno em qualquer página especificada sem actualizar os restantes campos especificados.
  • Aqui fica um exemplo de um ficheiro txt válido:

    username, password, firstname, lastname, email, lang, idnumber, maildisplay, course1, group1, type1
    zemanel, segredo, José, Manuel, zemanel@ciencianaescola.fct.unl.pt, pt, 3663737, 1, Recursos, Grupo 1, 1
    maria, secretissimo, Maria, Amália, maria@ciencianaescola.fct.unl.pt, pt, 6736733, 0, Apoio, Grupo 2, 3

    Última alteração: Sábado, 8 Novembro 2014, 02:21