Notícias

Concurso de Comunicação de Ciência - FameLab Portugal

 
 
Fotografia de Cristina Oliveira
Concurso de Comunicação de Ciência - FameLab Portugal
por Cristina Oliveira - Terça, 23 Fevereiro 2010, 16:28
 

Caros colegas,


É a primeira vez que Portugal participa no FameLab - um concurso internacional de comunicação de ciência, cuja final ocorre no Reino Unido, em Junho deste ano.


Gosta de ciência? De falar sobre ciência? Esta é uma oportunidade para mostrar as suas capacidades de comunicação e partilhar o seu gosto pela ciência com outros, no País e no estrangeiro.


Este concurso destina-se a alunos, professores, investigadores, e a todos os interessados em comunicar ciência (a partir dos 18 anos).


Toda a informação sobre o concurso está disponível em www.cienciaviva.pt/projectos/famelab


As inscrições terminam a 31 de Março.


Organização Ciência Viva e British Council.

 
Fotografia de Cristina Oliveira
Re: Concurso de Comunicação de Ciência - FameLab Portugal
por Cristina Oliveira - Quinta, 6 Maio 2010, 18:36
 

Durante meses a Ciência Viva procurou novos rostos para a divulgação da ciência em Portugal. No próximo sábado, dia 8 de Maio, às 17h30, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, saberemos quem é o melhor entre os melhores.

A Final Nacional do FameLab vai seleccionar, entre 10 finalistas, o representante de Portugal na Final Internacional no Cheltenham Science Festival, a 12 de Junho, no Reino Unido.

A Final Nacional é um evento aberto ao público e de entrada gratuita. No entanto, deve assegurar a sua presença em http://www.cienciaviva.pt/actividades2010/final_famelab/

O FameLab é um concurso de comunicação científica dirigido ao grande público. Começou em 2006 e ganhou expansão mundial, da Europa a Hong Kong, com o apoio do British Council. Realiza-se este ano pela primeira vez em Portugal, em parceria com a Ciência Viva, uma referência na promoção da cultura científica e tecnológica no nosso país.

Os 10 apurados na Semi-Final frequentaram uma MasterClass sobre comunicação de ciência para o grande público, que lhes permitiu “limar” algumas arestas na arte de bem comunicar. Para tal, contaram com a experiência de Quentin Cooper, apresentador do programa The Material World, da BBC, e Catarina Amorim, investigadora portuguesa em Oxford.

O grupo dos finalistas inclui estudantes, licenciados, professores e doutorados. Cada um disporá de 3 minutos para falar de ciência, confiando sobretudo na sua capacidade para usar a palavra e o gesto.


A avaliar os concorrentes estará um rigoroso júri, composto por António Granado (Comunicação, Universidade Nova de Lisboa), Carlos Fiolhais (Física, Universidade de Coimbra), Maria Mota (Instituto de Medicina Molecular) e Nuno Crato (Matemática, Instituto Superior de Economia e Gestão).

A final nacional do FameLab será transmitida em directo pela Ciência Viva TV (www.cvtv.pt).


Mais informações em:

www.cienciaviva.pt/projectos/famelab http://www.famelabportugal.blogspot.com